Informativo CBH Rio Pará nº 02: Quem planta e cuida tem água

07/11/2022 - 10:00

Programa de Conservação e Produção de Água da Bacia do Rio Pará tem início em microbacias prioritárias


Para garantir as boas práticas e o bom uso dos recursos hídricos, o CBH do Rio Pará está desenvolvendo o Programa de Conservação e Produção de Água, iniciativa que consiste no desenvolvimento e execução de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água de sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e execução de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Consideradas prioritárias, as microbacias do Ribeirão dos Custódios, em Cláudio, Ribeirão do Sapé, em Carmo do Cajuru, e Ribeirão Pari, em Pompéu, integrarão o programa.

Nesta primeira etapa será feito um diagnóstico de cada microbacia com cadastro das propriedades, seguido do desenvolvimento de projetos individuais para os moradores e, por fim, será apresentado aos demandados para que as intervenções sejam iniciadas. Serão ainda instalados pontos de monitoramento em propriedades parceiras, que são um pluviômetro e réguas que medem o fluxo d’água.

Para o secretário-adjunto do CBH do Rio Pará, Varlei Marra, a produção de água é uma grande preocupação e um desafio, tendo em vista a oscilação na precipitação pluviométrica nos últimos anos e constante aumento na demanda hídrica pela indústria, agricultura e sociedade. “O incentivo e incremento na produção de água trará benefícios para o desenvolvimento socioeconômico de toda a bacia e, portanto, deve ser visto como uma das prioridades do Comitê”, destaca.

Segundo Varlei, o Programa de Conservação e Produção de Água visa garantir água de qualidade e quantidade para suprir as demandas atuais e futuras da bacia e, para isso, são necessárias ações e planejamento na bacia como um todo, com envolvimento do Comitê, poder público e da sociedade. “A partir dos dados coletados pelo programa será possível identificar os maiores problemas da bacia e, em seguida, programar ações mais assertivas”, explica.

Micro-bacia do Ribeirão do Sapé, em Carmo do Cajuru, é um dos territórios a receber recursos do CBH para revitalização. Agricultura familiar é forte na microbacia do Ribeirão do Sapé, em Carmo do Cajuru, um dos territórios a receber recursos do CBH para revitalização.

Agricultura familiar é forte na microbacia do Ribeirão do Sapé, em Carmo do Cajuru, um dos territórios a receber recursos do CBH para revitalização.

Resultados

O Programa de Conservação e Produção de Água segue a todo vapor nas microbacias prioritárias, sendo que, em Cláudio, além dos pontos de monitoramento, o diagnóstico já foi desenvolvido e os resultados apresentados. Já em Carmo do Cajuru, o programa está em fase de instalação dos pontos de monitoramento.

O secretário-adjunto do Comitê do Rio Pará, Varlei Marra, espera que as ações sejam perenes para que os resultados sejam constantes. Ele acredita que os próximos passos devem abranger a bacia do Rio Pará de forma ampla. “Temos que encarar com otimismo as ações do Programa de Conservação e Produção de Água tendo em vista que a demanda hídrica é sempre crescente e todos os atores envolvidos na melhoria da qualidade e quantidade de recursos hídricos têm um papel importante para o equilíbrio do rio e de toda a bacia”, finaliza.

“Temos que encarar com otimismo as ações do Programa de Conservação e Produção de Água” Varlei Marra, secretário-adjunto do Comitê do Rio Pará


Assessoria de Comunicação CBH Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe