Representantes de Comitês de 11 estados do Brasil trocam experiências em Fórum Nacional de CBHs

02/02/2024 - 10:10

Durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro, foi realizada a primeira reunião do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Membros, coordenadores e entidades discutiram e definiram ações para o ano de 2024.O evento foi realizado na Associação Mineira de Municípios, em Belo Horizonte (MG).


O FNCBH é uma instância colegiada que busca a integração e a troca de experiências entre comitês de bacias hidrográficas do país inteiro, promovendo uma gestão participativa e compartilhada entre poderes e órgãos de gerenciamento hídrico.

Com representantes de Comitês de diversos Estados, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Paraíba, Maranhão, Piauí, Mato Grosso e Tocantins, a primeira reunião do fórum debateu as ações pretendidas para 2024, criou grupos de trabalhos e comissões temáticas especializadas e elaborou o modelo para os encontros regionais, o Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ERBOB).

Para além das apresentações dos Comitês presentes, o Diretor-Geral do Instituto Mineiro das às de Minas Gerais (IGAM), Marcelo da Fonseca, apresentou um panorama geral a respeito da atuação do instituto frente ao recurso hídrico. Ao final do primeiro dia, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, também esteve presente no fórum.

Entre as aprovações feitas pelo colegiado, ficou definido a criação de dois novos grupos de trabalhos, o de Comunicação e o de Educação Ambiental, além de incluir mais três comissões temáticas, sendo eles o de Gênero e Minorias, Governança das Águas e Águas subterrâneas, e Mudanças Climáticas.


Confira mais fotos:


Em relação ao nacional e ao encontro mineiro, o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Wilson Acácio, explicou que esses encontros possuem caráter técnico e orientador. “Durante três dias nós estamos debatendo as políticas ligadas aos recursos hídricos do Brasil. Há depoimentos de rios que já secaram em Minas Gerais, portanto, devido à situação de crise, que possamos levar às autoridades constituídas, sejam elas na escala Federal ou Estadual, avaliações para que eles possam ter recursos técnicos, recursos financeiros, equipamentos e tecnologia para os projetos e programas.

O coordenador-geral do FMCBH relembra que todo o trabalho desenvolvido e debatido nesta reunião antecede a realização do evento. “A coordenação do FNCBH fez mais de 40 reuniões com toda a base. Então, tudo que está sendo colocado aqui hoje é fruto de uma construção coletiva de todos os 213 comitês constituídos”, afirmou Acácio.

O Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste está previsto para ocorrer em julho, na cidade de Belo Horizonte. A data ainda será definida.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: João Alves
Fotos: João Alves

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe