Diagnóstico e projeto de conservação da microbacia do Ribeirão do Custódio é apresentado

07/06/2022 - 11:05

Foi realizada, na última quinta-feira (02), uma reunião de alinhamento para a apresentação do Diagnóstico e Projeto Básico de Conservação de Água e Solo que acontece na microbacia do Ribeirão do Custódio, no Alto Rio Pará. O evento, conduzido pela HIDROBR Soluções Integradas, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo, foi realizado no Departamento de Meio Ambiente, em Cláudio, e contou com a presença de conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.


A ação faz parte do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Pará que, em 2021, selecionou as três primeiras sub-bacias a receberem, cada uma, investimentos da ordem de R$ 2 milhões. Além da microbacia do Ribeirão do Custódio, são objetos do programa o Ribeirão do Sapé, no município de Carmo do Cajuru, no Médio curso; e o Ribeirão Pari, em Pompéu, no Baixo Pará.

Segundo a Engenheira Ambiental da empresa executora, Laíne Aparecida Silva, buscou-se avaliar a atual situação na microbacia em termos ambientais e socioeconômicos, além de propor ações mais pertinentes para sua adequação ambiental, como subsídio à implantação do Programa de Conservação e Produção de Água.

“O diagnóstico apresentado traz em seus objetivos específicos fornecer análise geral sobre a bacia, incluindo dados sobre dimensão, localização, principais afluentes, cidades, população, principais atividades econômicas, principais usos da água e importância estratégica dos mananciais; desenvolver a base cartográfica para a bacia, contendo, inclusive, os mapas fundiários com limites das propriedades; determinar o passivo ambiental da bacia em termos de déficit de APP e de Reserva legal; determinar áreas mais propícias e prioritárias para recebimento de intervenções de conservação de solo; e determinar as intervenções mais adequadas para a revitalização da área rural da bacia e estimar seus custos financeiros para a área total e para locais prioritários”, explicou.

Ainda segundo Laíne, as atividades a serem desenvolvidas foram divididas em oito etapas e serão entregues quatro produtos, sendo o primeiro o monitoramento hidrometeorológico, tendo como produto a instalação dos instrumentos de monitoramento hidrometeorológico; seguido por imagens de satélite, mapas temáticos; cadastro georreferenciado das propriedades rurais; a caracterização do solo; tendo como produto Diagnóstico da Microbacia do Ribeirão do Custódio; passivos ambientais e custos de recuperação, áreas potenciais para conservação de solo e custos para execução; tendo como produto projetos individuais por propriedade; e por fim, a estruturação e entrega do Relatório final.

Participaram do encontro a então Secretária de Meio Ambiente de Cláudio, Suzana Ribeiro Ferreira, o técnico da Emater Euler Ananias Teixeira, o técnico da prefeitura de Cláudio Marcelo Fonseca, além dos representantes da empresa HidroBR Fabiana de Cerqueira Martins, Laíne Aparecida Silva, Victor Henrique Lima Santos e Ésio de Castro Paes.


Confira mais fotos:


Visita técnica

Após a reunião, os presentes participaram de uma visita de campo, com a finalidade de fazer um reconhecimento de solo, onde iniciou-se um mapeamento e possíveis pontos de instalação da régua linimétricas para analisar o nível e a vazão da água.

Por ser um projeto que conta com a participação da população, os técnicos conversaram com alguns moradores da região. A dona de casa Marinalva Silva, que tem em seu terreno o curso de um rio, ressaltou a importância da conservação do curso d’água para as próximas gerações. “Este trabalho de conservação é muito importante, pois meus filhos terão filhos e é triste você dizer que um dia passou um rio ali embaixo, viver somente de lembranças. Então, o que eu puder fazer para colaborar, pode contar comigo”, destacou.

A ordem de serviço foi assinada em 23 de maio de 2022 com prazo de execução estimado em seis meses e um valor global de R$ 260 mil.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Wiliam Silva
*Fotos: Wiliam Silva

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe