Revista anual do CBH do Rio Pará chega a sua segunda edição! Confira os destaques

26/12/2023 - 11:35

Neste final de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) lança a segunda edição da ‘Revista Rio Pará’! Confira alguns destaques e leia, na íntegra, a publicação deste ano, que já está disponível em sua versão digital!


Educação Ambiental em foco

A educação ambiental emerge na bacia hidrográfica do Rio Pará: crítica, buscando empoderar pessoas e transformar a sociedade. Assim, a Revista do CBH do Rio Pará nº 02 se dedicará a contar as iniciativas de educação ambientais presentes no território e como o Comitê da Bacia Hidrográfica projeta o tema para os próximos 10 anos, com ações ordenadas e contínuas.

“O sentimento de pertencimento está vivo”

se o objetivo é mobilizar, agregar, incluir e fazer pertencer, esse ano a Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio é Meu’ deu show. Ao longo de dez dias, a iniciativa percorreu o rio da nascente à foz, mobilizou centenas de pessoas, conheceu as complexidades da bacia e as comunidades que nela vivem, escutou histórias, conversou com lideranças e estreitou laços. A Expedição, contudo, também observou situações difíceis que o rio vivencia. Relembraremos essa jornada aqui.

Ex-presidente e agora secretário: José Hermano Franco faz balanço de sua gestão

O entrevistado desta edição da revista é justamente uma das principais cabeças a idealizar a Expedição ‘Esse Rio é Meu’: José Hermano Franco, ex-presidente e agora secretário do Comitê. Ele faz um balanço da sua gestão, fala das razões que o levaram a abraçar a causa ambiental e dos desafios que a nova gestão do Comitê precisará enfrentar na gestão compartilhada dos recursos hídricos. “Só um doido falando, ninguém acredita. Tem que ter vários. O que fizemos até aqui foi trabalho de todo mundo”, define.

Comunicação e conscientização ambiental

Você sabia que os brasileiros que têm maior acesso aos meios de comunicação são, também, os que apresentam maior afinidade com atitudes positivas para a preservação do meio ambiente? É o que apontou uma pesquisa recente. Em uma matéria especial, destacaremos o poder e papel fundamental da comunicação na conscientização ambiental, e como isso, particularmente no contexto do CBH do Rio Pará, tem ajudado a disseminar informações sobre a bacia, visando a sua preservação, e contribuído para consolidar a credibilidade institucional e reputação do Comitê.


Mergulhe com a gente nesse rio e excelente leitura!


Segurança hídrica e saneamento em pauta

Nesta edição, apresentaremos, também, o estado da arte da segurança hídrica na Bacia do Rio Pará e como o território tem sido incluído nos Planos e Programas estratégicos sobre o tema do Governo de Minas.

O saneamento é, possivelmente, o principal problema de ordem ambiental na bacia do Rio Pará – e em muitos outros territórios mundo afora. E se nos centros urbanos – onde historicamente os investimentos em saneamento se concentram – a realidade já é dura, nas zonas rurais, sempre às margens, o problema é ainda mais grave. A fim de tentar corrigir essa rota, o CBH do Rio Pará lançou o seu Programa de Saneamento Rural, que vai aplicar cerca de R$ 2,5 milhões para beneficiar diretamente sete comunidades rurais em seis municípios, desde a nascente, em Resende Costa, até a foz, em Pompéu.

Pompéu em destaque e a arte de Divinópolis

E é Pompéu, justamente, o território homenageado na edição de nº 02 da nossa revista. Polo de uma das maiores bacias leiteiras de Minas e palco da confluência do Rio Pará com o Velho Chico, o município guarda histórias e belezas. A arte se faz aqui presente através de William Pinguim, artista de Divinópolis que usa o ‘graffiti’ para chamar atenção para a importância da conservação ambiental – na bacia do Rio Pará e no mundo.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe