CBH do Rio Pará fortalece vínculos na gestão hídrica nacional, no XXV Encob

25/08/2023 - 11:45

O XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) chegou ao seu quinto e último dia em Natal (RN), com um balanço positivo da participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Durante os cinco dias do evento, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de agosto, representantes do Comitê desempenharam um papel ativo no encontro, contribuindo significativamente para as discussões e ações relacionadas à gestão hídrica e aos desafios enfrentados pelas bacias hidrográficas em todo o país.


Um dos destaques da participação do CBH do Rio Pará foram as oficinas temáticas das Jornadas de Capacitação. Os membros presentes trouxeram suas experiências regionais para enriquecer os debates e trocas de conhecimento. As oficinas abordaram uma variedade de tópicos essenciais para a gestão sustentável da água, desde a implementação dos instrumentos de gestão das águas e das políticas públicas até a gestão de conflitos e mobilização social.

Para a vice-presidente do CBH do Rio Pará, Vilma Messias, o encontro possibilitou, de fato, o intercâmbio de conhecimentos entre os Comitês. De acordo com ela, “foi a oportunidade de apresentarmos os nossos projetos e nossas ações, além de absorver as experiências de outros Comitês. A participação do CBH Pará com o estande foi muito positiva pois pudemos falar bastante sobre nossos desafios e nossos sucessos”.

Ainda durante o Encob, o CBH do Rio Pará participou do programa de podcasts “Fala Comitê”, em que os membros Túlio de Sá e André Rufino compartilharam as perspectivas do colegiado, bem como os desafios e soluções, de maneira acessível a um público amplo e diversificado. Os podcasts ficarão disponíveis no site do Encob.

Além disso, os conselheiros que compuseram a delegação do CBH do Rio Pará marcaram presença na reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH). No encontro regional foram tratadas questões como informações sobre a eleição do colegiado do Fórum Nacional e sobre o repasse de recursos para os Comitês, dentre outros assuntos.

No terceiro dia de evento, o ponto alto foi a oficina sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos dos Comitês de Minas Gerais. Os participantes se dividiram em grupos para discutir e contribuir com ideias e sugestões para a construção do plano, que norteia as ações de gestão dos recursos hídricos no Estado.


Varlei Marra e Breno Ramos também falaram sobre a participação do CBH do Rio Pará no Encob 2023


Para o secretário-adjunto do Comitê, Varlei Marra, “a participação no Encob foi muito gratificante e importante. Interagimos com Comitês do Brasil inteiro, participamos de oficinas e debates altamente produtivos, mostramos um pouco do que é o CBH Pará. Foi muito proveitoso, e saímos daqui com muitas informações e vivências para levarmos para o nosso Comitê”.

“O CBH Pará deixa o Encob levando na bagagem muito aprendizado e muitos exemplos a serem seguidos. Por outro lado, pudemos constatar o quanto avançamos e nos tornamos referência, principalmente quando se fala em comunicação e no Plano de Educação Ambiental”, observou o conselheiro Breno Ramos. A participação do CBH do Rio Pará no XXV Encob foi marcada pelo engajamento e proatividade de seus membros em relação aos temas ali discutidos.


Confira mais fotos do Encob 2023:


Sobre o Encob

O XXV Encob teve como tema principal “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”. Entre 21 e 25 de agosto de 2023, os CBHs se encontraram em Natal (RN) para discutir os próximos passos dos comitês de bacias de todo o território nacional e compartilhar experiências e desafios na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

O Encob reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.


Leia mais: CBH do Rio Pará marca presença no XXV Encob, em Natal (RN)


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Helis Verônica; Pedro Vilela

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe