Ordem de serviço é assinada e obras em Carmo do Cajuru devem começar imediatamente

22/02/2024 - 18:02

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará) assinou a ordem de serviço com a empresa Embaúba Ambiental, contratada para executar as obras do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água na microbacia do Ribeirão Sapé, em Carmo do Cajuru, no Médio Rio Pará. A partir da próxima segunda-feira (26) os técnicos da empresa já estarão na região realizando alguns trabalhos.

 

Na última quarta-feira (22), foi realizada uma reunião na comunidade Olhos d´Água de Santo Antônio da Serra, em Carmo do Cajuru, com a participação de representantes do Comitê, da Agência Peixe Vivo, prefeitura, além da Embaúba Ambiental e da Sarsan Engenharia, empresa que irá gerenciar e fiscalizar as obras na região. O encontro contou com a presença de dezenas de produtores rurais que serão beneficiados pelas intervenções do programa.

Com o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água, o CBH do Rio Pará vai investir cerca de R$ 2 milhões só na microbacia do Ribeirão Sapé, em Carmo do Cajuru, onde 73 propriedades serão beneficiadas. “Nós já terminamos a fase de elaboração dos projetos individuais de cada propriedade, apontando as intervenções que poderão ser executadas em cada local. Agora, com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é que as obras comecem imediatamente. O trabalho vai levar um ano para ficar pronto e, em seguida, teremos ainda uma etapa de acompanhamento das melhorias”, explicou Flávia Mendes, da gerência de projetos da Agência Peixe Vivo.

Além de Carmo do Cajuru, o programa irá promover melhorias hidroambientais na microbacia do Pari, em Pompéu, na região do Baixo Pará, e na microbacia dos Custódios, em Cláudio, na região do Alto Pará – onde duas reuniões de alinhamento com a comunidade foram realizadas nas últimas semanas.

 Durante a reunião em Carmo do Cajuru, os produtores rurais puderam esclarecer dúvidas sobre o que será executado em cada propriedade. José Hermano Franco, secretário do CBH do Rio Pará, explicou que, a partir dos projetos individuais, a empresa executora poderá fazer ajustes para atender às necessidades de cada propriedade. “Não necessariamente 100% do projeto individual será executado. Vamos ajustar sempre que for preciso e dentro do que for possível. No levantamento inicial foi apontado tudo que pode ser feito em cada local. Agora iremos visitar novamente as propriedades para entender a situação e fazer as mudanças que forem necessárias. Nosso objetivo é proteger a bacia, mas também queremos ajudar o produtor rural”, afirmou.

A Embaúba Ambiental explicou aos produtores que a partir da próxima segunda-feira (26), funcionários da empresa percorrerão a comunidade Olhos d´Água para visitar as propriedades contempladas pelo projeto. Será elaborado um planejamento logístico para que, em breve, as máquinas possam iniciar as obras.

Na região, o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água prevê uma série de intervenções, incluindo a construção de cacimbas, terraceamento, cercamento de nascentes e outras melhorias. “Nosso grande objetivo é trabalhar para melhorar a quantidade e a qualidade da água disponível. Esperamos que a população seja nossa parceira durante a execução. Inclusive, nossa intenção é contratar mão de obra da comunidade para que o recurso seja aplicado aqui, trazendo ainda mais benefícios para os moradores”, disse Dalmy Ramos, proprietário da Embaúba Ambiental.

A prefeitura de Carmo do Cajuru é parceira do CBH do Rio Pará e se comprometeu a dar suporte ao projeto. O prefeito Edson Vilela, que foi um dos primeiros presidentes do Comitê, comemorou o início das obras. “Esse é o resultado de um trabalho que começou décadas atrás, na época da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. E é muito importante para Carmo do Cajuru estar entre as três cidades beneficiadas. Há cerca de dez anos nós sofremos uma grave escassez hídrica aqui na região e vários produtores rurais ficaram sem nenhuma gota d´água para o rebanho. Depois disso, as pessoas entenderam a importância de cuidar do meio ambiente e preservar os recursos hídricos. Afinal, a água é nosso maior tesouro”, explicou o prefeito.

 


Quer saber mais sobre o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Rio Pará? Assista o vídeo!


 

A Sarsan Engenharia, contratada para gerenciar e fiscalizar a execução das obras, vai contar com uma equipe multidisciplinar na comunidade, incluindo engenheiros agronômicos e mobilizadores ambientais. “Vamos ser o canal entre a empresa executora, a Agência Peixe Vivo, o Comitê, a prefeitura e a comunidade. Queremos assegurar que o projeto seja executado da melhor forma, fazendo as adaptações possíveis para tender as demandas de cada proprietário, mas respeitando o prazo e o orçamento previstos”, afirmou Igor Parreiras, engenheiro da Sarsan, coordenador do contrato com o Comitê.

Os produtores rurais da comunidade estão ansiosos pelo início das obras. Claudionor Rabelo, que tem uma propriedade na região e, há 40 anos, vive em Olhos d´Água, participou da reunião e disse acreditar que as intervenções do Comitê vão trazer muitos benefícios. “Vai ser muito importante, com certeza. A gente precisa cuidar da água, porque sem água, não conseguimos fazer nada”, disse o produtor.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Cajuru participou da reunião na comunidade e reafirmou o compromisso de apoiar o trabalho do Comitê na cidade. “São ações que vamos ver os resultados agora, mas os benefícios principais são para o futuro. As próximas gerações vão colher os frutos do que estamos fazendo agora”, finalizou José Eustáquio Vilaça, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Cajuru.

 


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Udner Rios

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará

Compartilhe